quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Atividades da Unidade 4 - Currículo, projetos e tecnologia


ATIVIDADES 1-UNID 4
Reflexão sobre as possíveis mudanças em seu trabalho pedagógicoIdentificação de mudanças Essa atividade tem o objetivo de provocar reflexões sobre a possibilidade de mudanças no seu trabalho pedagógico. Dinâmica: divisão do grupo em 5 (cinco) subgrupos para a reflexão dos questionamentos:1- Será que, usando computadores e internet nas atividades escolares, faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?2- Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?3- O que mudará na aprendizagem do aluno?4- Que novos aspectos vão requerer maior atenção da nossa parte?5- Podemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos? No grande grupo. Leitura do Poema: "De mãos dadas", de Carlos Drummond de Andrade e a entrevista de Pedro Demo.Essa atividade não tem postagem .

ATIVIDADE 2 – UNID 4
Possibilidades de Contribuições das Tecnologias Participe do Fórum "Possibilidades de Contribuições das Tecnologias" e registre algumas características das tecnologias da informação e comunicação que, no seu entender, pode trazer significativas contribuições ao integrá-las à sua prática pedagógica. Em seguida, leia as características apontadas pelos demais cursistas e comente duas delas. Sugerimos a leitura do texto" Por quê o computador na educação? de José Armando Valente .(guia do cursista)

ATIVIDADE3- UNID 4
Descrição de experiência com projetos em sala de aula ( Biblioteca)Reflita sobre uma vivência ou experiência da trabalho com projetos em sala de aula envolvendo ouso das tecnologias. Elabore um texto descritivo no editor de texto, destacando aspectos relacionados aos conteúdos curriculares trabalhados e aos recursos tecnológicos, respondendo as questões:a) Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos? b) Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas? c) Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?O documento deve ser salvo em Meus documentos da seguinte forma:ativ3_seunome_unid4. Poste o arquivo na Biblioteca, Material do Aluno, Tema: Atividade3.4, subtema: contribuições das tecnologias. Acesse as atividades postadas pelos outros cursistas para conhecer outras reflexões e relatos. Sugestão de leitura: Texto "Projeto pedagógico: pano de fundo para escolha de um software educacional" de Fernanda Maria Pereira Freire e Maria Elisabette Brisola Brito Prado (Guia do Cursista).

ATIVIDADE 4 UNID 4
Relato e socialização de experiência de uso de tecnologia Vamos agora trabalhar em pequenos grupos para conhecer experiências de uso de tecnologias ao currículo vivenciadas pelos colegas. Entre em contato com outros cursistas (pode ser via webmail) para formar pequenos grupos (três ou quatro participantes). Orientação didática: 1. Escolher um representante do grupo para registrar a síntese das análises e atribuir um nome ao grupo. Por exemplo: Canela. 2. Cada grupo vai debater sobre as experiências de seus membros relacionadas ao uso de tecnologias no currículo. 3. Identificar em relação às experiências: disciplinas envolvidas, atividades desenvolvidas, objetivos da atividade, conteúdos trabalhados, tecnologias e mídias utilizadas, duração da atividade, os conhecimentos, atitudes e procedimentos que os alunos mobilizaram ou aprenderam. 4. Registrar em documento do editor de texto, a síntese das análises do grupo sobre as experiências. 5. Salvar em Meus documentos atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação da seguinte forma: ativ4_canela_unid4. 6. Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Atividade 4.4”, subtema: Uso de tecnologias no currículo. Leitura recomendada: - Articulando saberes e transformando a prática de Maria Elisabette B. B. Prado e Maria Elisabeth B. de Almeida; (Guia do Cursista) - Integração das Tecnologias na Educação de Almeida e Moran (www.tvebrasil.com.br;salto). Boa leitura! Participantes dos grupos: Façam a discussão através do Webmail constante na aba superior interação, onde vocês dispõem dos contatos dos colegas. É só marcar os colegas do seu grupo, clicar em escrever mensagem, digitar o texto e enviar. Após fazerem a discussão escolher um representante para postar a síntese das análises. Não esquecer de por um nome no grupo e o nome de seus componentes.

ATIVIDADE 5 UNID 4
Projetos de trabalho em sala de aula.Elaborar um plano de aula para o desenvolvimento de projetos de trabalho com o uso de tecnologias. Este plano deverá ser realizado preferencialmente no período de 2 (duas) ou 3(três) semanas. Deve-se dar preferência a projetos que propiciem o desenvolvimento da competência leitora e escritora; projetos temáticos transversais; projetos que surjam de questões ou curiosidades levantadas pelos alunos sobre determinado acontecimento do seu contexto ou tema de estudos da disciplina. Este plano poderá ser elaborado individualmente ou em grupos de professores de uma mesma escola, desde que se comprometam a desenvolver as ações de modo integrado. Antes de elaborar o plano, vamos explorar o Portal do Professor e/ou os recursos existentes no computador na escola, a fim de reconhecermos as potencialidades dos recursos pedagógicos que favorecem a autoria do aluno com o uso de diferentes linguagens. Lembre-se de explorar o portal do professor! Saiba mais: Texto da entrevista de José Manoel Moran sobre a convergência de tecnologias, disponível no site: http://www.eca.usp.br/prof/moran/positivo.pd - Texto Pedagogias de projetos: fundamentos e implicações de Maria Elisabth B. B. Prado (Guia do Cursista)

ATIVIDADE 6 UNID4 –
Desenvolvimento dos projetos de trabalho Professores(as) Durante as próximas duas semanas, quando vamos realizar o plano de aula voltado ao desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos, leve em conta a possibilidade de orientar os alunos para a integração de diferentes tecnologias a esse trabalho. Orientação didática: 1. Desenvolver o plano de aula e registrar no fórum “Relato de projetos de trabalho” as atividades desenvolvidas, as estratégias criadas pelos alunos com os respectivos conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos, as tecnologias e mídias empregadas. 2. Comentar os relatos registrados pelos colegas. 3. Após a conclusão do projeto, analisar o previsto e o realizado comparando o plano de aula com os relatos registrados em fórum e fazer uma síntese das atividades desenvolvidas, principais estratégias criadas pelos alunos com os respectivos conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos pelos alunos, as tecnologias e mídias empregadas. 4. Inserir no fórum “Currículo desenvolvido na ação” sua análise sobre como os conceitos e estratégias, as mídias e tecnologias identificados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas. 5. Reelaborar o plano de aulas em arquivo no formato de texto. 6. Salvar o documento no seu BLOG, em meus documentos atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação da seguinte forma: ativ6_seunome_unid4. 7. Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema: Atividade 6.4, subtema: “Plano de aula reelaborado”. Inserir o Plano de Aulas reelaborado no Portal do Professor. Dica de leitura: A tecnologia é uma estratégia (Guia do Cursista).

ATIVIDADE 7 UNID 4 -
Conceito de CurrículoVamos pensar sobre as questões abaixo:1- O que é currículo? 2- Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo? 3- Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo? 4 - Como desenvolver projetos no âmbito do currículo? Para respondermos estas questões articulando a prática analisada com a teoria, vamos efetuar a leitura dos seguintes artigos: ALMEIDA, M. E. B. e PRADO, M. E. B. B. Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, 2008. PRADO, M. E. B. B. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações In: Moran, J. M.e ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias na educação. Brasília, DF: SEED/MEC, 2005. http://www.tvebrasil.com.br/salto. Coloque seus conceitos no blog

ATIVIDADE 8 UNID 4
Compartilhando experiências sobre currículo, projetos e tecnologia.Agora que temos prática de sala de aula com projetos de trabalho desenvolvidos pelos alunos, vamos compartilhar e debater nossas experiências com colegas de outras turmas e com outros profissionais que utilizam diferentes estratégias para incorporar tecnologias ao currículo. Desse modo, participaremos da criação de comunidades de aprendizagem e de prática por meio do Portal do Professor ao tempo que buscamos novas referências sobre projetos nesse Portal: Descobriremos aí um mundo de informações importantes e outros modos de conceber e desenvolver projetos. Orientação didática: 1. Navegar no Portal do Professor. 2. Clicar na opção Interação e Colaboração. 3. Explorar as diferentes áreas abertas para a interação e colaboração: chats, blogs, seminário on-line, inovações interativas. 4. Fazer um relato de sua experiência com projeto usando tecnologias no currículo na área intitulada “Relatos de Experiências”. 5. Ler os relatos postados nessa área, verificar se existem outros relatos a respeito do desenvolvimento de projetos curriculares com o uso de tecnologias e comentar aqueles que mais lhe chamaram a atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário