quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Atividades 7 até 12 da unidade 2

Atividades 7 até 12 da unidade 2
Atividade 2.12
Apresentação no quinto encontro das atividades realizadas com seus alunos com apoio do pôster.
OBS. Não precisa postar nada, em lugar algum.


Atividade 2.11
Cursista navegue pelo Wikicionário : http://pt.wiktionary.org/, aprenda a utilizá-lo, analise exemplos. Após a navegação vá ao Fórum: Wikicionário e registre sua experiência, aproveita para comentar pelo menos um colega.


Atividade 2.10
Cursista navegue pela Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/, veja o conceito, a história e como se cadastrar para participar como membro de uma Wikipédia. Vá ao Fórum: Wikipédia e registre sua experiência, aproveita para comentar pelo menos um colega.


Atividade 2.9
Cursistas vocês deverão construir um pôster, veja leitura 2.9, para dar apoio à apresentação da experiência com seus alunos, no inicio do quinto encontro presencial.

Obs. Não precisa postar nada, em lugar algum.

Atividade 2.8
Faça o registro digital de sua experiência como professora utilizando tecnologias com seus alunos e faça links com o trabalho dos mesmos. Poste no seu Portfólio e link com o conteúdo trabalhado, com as fotos dos alunos trabalhando etc.OBS. Não se esqueça de dar um titulo ao seu registro e mencione que é a oitava atividade da unidade dois.

Atividade 2.7
Cursistas vocês irão executar juntamente com seus alunos a aula planejada anteriormente, enquanto o grupo executa a aula outro grupo vai observar e fazer anotações referentes às atividades realizadas pode ilustrar com fotos o seu relato. Disponibilize na Biblioteca – tema: Atividade 7 subtema: Tecnologia na prática. Não se esqueça de salvar de maneira que pode facilitar a sua identificação: ativ7_reila_unid2

OBS. Veja alguns pontos que podem ser observados e anotados durante a atividade: Como os alunos se envolveram? Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade? A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos? O que conseguiram fazer e perceber? Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes? Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estivesse previstas? De que forma se relacionaram as duplas internamente? Mais disputaram o uso da máquina ou mais colaboraram para o andamento do trabalho? As duplas colaboraram umas com as outras? De que forma? Ensinaram, tiraram dúvidas ou perguntaram umas às outras? Em quais duplas de alunos os objetivos planejados foram atingidos? Em quais não foram? Qual a proporção? Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos? Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns alunos? Como foi a condução da atividade pelo professor? Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos? Os equipamentos funcionaram a contento Os programas funcionaram a contento? Análise Alguns pontos que podem ser analisados e avaliados além dos que foram anotados em sala: - A turma, como um todo, recebeu bem a proposta da atividade? - A proposta envolveu e animou os alunos? Todos ou só alguns? Ou nenhum? O que envolveu os alunos foi à atividade em si ou o uso do laboratório de informática? - Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho transcorrer de forma mais adequada do que a forma como transcorreu? - Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante? Vocês ficaram satisfeitos com a atividade? - Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos? - Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma? Pode envolver mais de uma disciplina? A atividade seria mais interessante se envolvesse professores de outras disciplinas? - O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com seus alunos sugerem algum desdobramento, alguma outra ação que decorra dela e possa ampliar seus ganhos? - A partir do que foi anotado em sala, seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade que pudesse ser preenchida pelos alunos ainda durante a atividade e que refletisse o seu processo ao longo dela? Objetivos muito claros para cada tópico que esperam que os alunos abordem pode ajudar nisso?
Postado por Curso-TE - Alto Taquari - Reila às 12:57 0 comentários
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Como fazer um pôster.
Pôster
Pôster (Cartaz)
Cartaz (também chamado pôster) é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico. Os problemas estruturais e formais são resolvidos pelo projeto de design gráfico.
O pôster também pode ter um significado diferente de cartaz, no sentido de que a palavra, no Brasil é usada quando nos referimos a peças mais "artísticas" ou de decoração de ambientes (como pôsteres de bandas, artistas, carros). O cartaz é mais específico para designar o meio de comunicação criado a partir das folhas colocadas em espaços públicos, visando Propaganda (como um cartaz de um político), Publicidade (como um cartaz de uma festa) ou simplesmente a comunicação.
Resumidamente, o pôster tem valor estético e o cartaz valor funcional, pela informação que quer transmitir. Um cartaz que é pego da rua e colado no quarto de um adolescente, deixa se ser cartaz e pode ser considerado pôster, pois sua função principal, naquele quarto, não é mais informar sobre determinado assunto, mas decorar o ambiente.
Instruções para elaboração do pôster


O pôster é um meio de comunicação visual. É uma fonte de informação do trabalho realizado, complementada por sua apresentação oral. A rigor, um pôster é um sumário e uma propaganda daquilo que foi pesquisado.
Dicas de como preparar um pôster:
•Tente ser efetivo na disposição visual dos dados. O pôster é um resumo ilustrado.
•Mostre o que mais importa de sua pesquisa - o que foi realizado, como foi realizado e o que se recomenda ou se conclui. Evite enfocar os métodos. Os resultados e implicações são mais relevantes.
•Utilize gráficos, figuras e textos, preferencialmente coloridos, bem distribuídos ao longo do pôster (evite número excessivo de cores).
•Utilize títulos para destacar objetivos, resultados, conclusões, etc. Organize em colunas as sessões para melhor visualização e leitura.
•Minimize texto, use gráficos, figuras etc. Blocos de textos devem conter aproximadamente 50 palavras.
•O texto deve ser visível a uma distância de um metro, aproximadamente.
Planejamento e preparação do pôster
Planeje seu pôster com antecedência, escreva imediatamente a introdução e a metodologia, e lembre-se de rever o texto e suas idéias com o orientador e colaboradores.
Texto
Utilize para o título fonte 90 pts, negrito. Para os subtítulos utilize fonte 72 pts.
Nesta área coloque: Título do plano de trabalho, Autores, e Departamento.
O restante do pôster deve conter: Introdução, Metodologia, Resultados, Conclusões e, se necessário, Agradecimentos. As Referências bibliográficas podem estar numa folha à parte, disponível para a audiência e/ou como forma de lembrança.
Textos auxiliares podem ser em fonte 18 ou 20 pts. Não se esqueça de verificar ortografia antes da impressão final.
Disposição Visual
Tamanho recomendado para o pôster:
Largura – 90 cm
Altura – 100 a 120 cm.
Cuidado para não inverter essas medidas uma vez que os painéis possuem altura maior que a largura.
De posse dos textos, fotos, gráficos e figuras faça um rascunho, em escala, para auxiliar na estruturação visual do pôster bem como na avaliação do espaço disponível. Nesta etapa, planeje como as informações irão fluir ao longo do pôster. Diminua número de textos, gráficos, figuras, etc., se o pôster parecer congestionado. Evite diminuir o tamanho da fonte como solução para congestionamento.
Use uma cor para título, introdução e conclusões, e uma segunda cor para o restante. Utilize uma terceira cor para destacar alguns resultados.

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